A Enfermagem em Devir publica artigos originais, revisões críticas, ensaios, reflexões, narrativas de experiência e outras formas de escrita científica que valorizem a pluralidade epistemológica e metodológica. Acolhe trabalhos que promovam reflexão crítica, tensionem modelos tradicionais de cuidado e pesquisa e apontem para novas possibilidades de compreender e exercer a enfermagem. Tem especial interesse por:
-
Pesquisas qualitativas em saúde e enfermagem;
-
Estudos que proponham interseções entre o cuidado e a saúde coletiva, a antropologia, filosofia, sociologia, e outras ciências sociais e humanas;
-
Análises críticas de práticas e políticas de cuidado e de saúde;
-
Produções que abordem processos de subjetivação, ética, cuidado e trabalho em enfermagem;
Estudos que contribuam para o avanço dos aspectos epistemológicos e ontológicos da enfermagem como ciência.
Números Temáticos, Dossiês e Editoriais Convidados
A Enfermagem em Devir poderá organizar, periodicamente, números temáticos ou dossiês especiais, dedicados a questões emergentes, debates contemporâneos ou temas de relevância para a enfermagem, a saúde e as ciências sociais e humanas. Essas edições poderão ser coordenadas por editores(as) convidados(as), indicados pelo Conselho Editorial, que atuarão em colaboração com a editoria científica da revista.
Além disso, a revista reserva espaço para a publicação de editoriais assinados por autores convidados, cuja finalidade é fomentar discussões críticas, apresentar diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, ou destacar contribuições relevantes para o campo da enfermagem e da saúde.
A submissão de propostas de dossiês ou números temáticos poderá ser feita por pesquisadores(as) externos(as), devendo ser previamente analisada e aprovada pelo Conselho Editorial. A revista valoriza especialmente propostas interdisciplinares e inovadoras, que ampliem o diálogo da enfermagem com outros campos do saber e fortaleçam a pluralidade epistemológica que orienta sua missão.
.png)